top of page

* A sabedoria é para ser partilhada *

Bem-vindo ao cantinho do conhecimento. Aqui iremos publicar conteúdo relacionado com plantas medicinais, cosmética natural, permacultura e sustentabilidade.  Clica, partilha e desfruta dos nossos artigos!

Tratar gripes e constipações com plantas medicinais

  • Foto do escritor: Bio Artesanal
    Bio Artesanal
  • 10 de dez. de 2020
  • 2 min de leitura

Para quem já acompanha o nosso trabalho, sabe que temos uma enorme paixão por plantas, especialmente as aromáticas, medicinais e espontâneas.

Queremos partilhar convosco quais as ervas medicinais que temos sempre em casa nos meses mais frios.



Tomilho (Thymus vulgaris)


Uma infusão de tomilho é expetorante, forte antifúngico e antibacteriano.

É eficaz a tratar constipações, gripes, tosse seca, dor de garganta e bronquite.







Sabugueiro (Sambucus nigra)


Desta planta tudo se aproveita mas utiliza-se

maioritariamente as suas flores em infusão e seus frutos em compotas, licores entre outros.

O sabugueiro contém vitaminas A, B e C, taninos, aminoácidos e antocianinas e estudos recentes confirmam que fortalece o sistema imunológico. É igualmente útil para baixar a febre, tratar tosse e resfriados sob a forma de infusão.



Alho

É rico em alicina, o que confere um forte efeito antibiótico! Além disse é antiviral e antibacteriano, o que faz do alho um excelente remédio natural! Para quem consome alho cru e não gosta do mau hálito com que depois se fica, aconselhamos a mastigar um caule de salsa após comer alho.

Gostaríamos de partilhar uma receita que fazemos todos os anos:

Pique 10 dentes de alho e coloque num frasco de mel (500g), adicione também duas cascas grandes de limão e um pouco de gengibre ou curcuma.

Guarde o frasco durante uma semana e depois comece a usar. Tome 1 colher de sobremesa por dia.





Tanchagem ( Plantago spp. )

Há alguns tipos de tanchagem, as espécies mais conhecidas são plantago major ou plantago lanceolata , também conhecida como corrijó.

De certeza que já te cruzaste com esta planta, pois cresce de forma abundante e espontânea em Portugal, seja em bermas da estrada, jardins ou hortas.

É uma erva muito rica em mucilagens e ácido salicílico o que lhe confere uma forte propriedade expetorante e antibiótica. Consegue prevenir e tratar tosse, bronquite e revigora os pulmões. Aconselhamos o seu uso sob a forma de infusão.








 
 
 

Comments


bottom of page