Dente-de-Leão e as suas propriedades curativas
- Bio Artesanal
- 13 de nov. de 2019
- 1 min de leitura
Atualizado: 27 de nov. de 2019
Dente-de-leão (Taraxacum officinale) é uma planta espontânea em Portugal de grande valor medicinal e nutricional. Podemos encontrar em caminhos, bermas da estrada, jardins e até mesmo nos terrenos mais incultos.
As suas folhas e raízes são uma fonte de vitaminas nomeadamente A,B e C, e são igualmente ricas fibras solúveis e sais minerais, como ferro, cálcio, magnésio, sílica e bastante potássio.
O dente-de-leão é bastante conhecido por tratar inúmeros problemas de fígado e vesícula, e para esse fim as suas raízes são mais eficazes do que as folhas. Também é um excelente diurético, recomendado para tratar retenção de líquidos e reumatismo. Por ser uma fonte de sais minerais, atua como remineralizante, reforçando os ossos, articulações e até o esmalte dos dentes.
Para beneficiar das propriedades anteriormente mencionadas, deve-se tomar sob a forma de infusão. Mas não é a única forma, pois toda esta planta é comestível!
Há imensas receitas fáceis de preparar e vamos partilhar algumas dicas:
As folhas podem ser adicionadas cruas em saladas, ou podem ser cozinhadas em esparregados, omeletes, quiches e sopas.
As flores podem ser adicionadas às saladas e águas aromatizadas.
As raízes de dente-de-leão assim com as raízes de chicória após serem lavadas, torradas no forno e trituradas até ficar em pó, podem ser usadas como substituto de café. Além disso, também podem ser fritas e cozidas.

Kommentare